Páginas

01 janeiro 2014

Semana Saga - Queridinhos do Rick Vol.1

NOVIDADE! Todo mês irei abrir uma tag literária "Semana Saga" que durante 1 semana conterá livros referente a alguma temática específica. Para começar bem, tanto o ano, quanto a tag, selecionei " Percy Jackson e os Olimpianos " & "Herois do Olimpo".
“E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais, com os quais tivesse filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.”


Comecemos então pelo começo! O 1º livro da série é "Ladrão de Raios". Nele nos deparamos com o desencadeamento de uma sequência de aventuras olimpianas. Já é tão comum e até praxe atualmente essa frase "Vocês riem de mim porque eu sou diferente, e eu riu de vocês por serem todos iguais" que admito não saber ao certo se Percy é um menino comum para os padrões humanos ou não. Certo. Um garoto com família distorcida, dificuldade de concentração - Assim como o Leo aqui do blog. Leo, você é semideus !? - tanto quanto excluído não é difícil de achar em qualquer colégio por ai. O próprio Percy acreditava nisso, até que em um belo dia, visitando a Metropolitan Museum of Art, a Senhora Dodds se revela um monstro de verdade - pois monstro banal, ela já era - e ele é literalmente jogado num mundo paralelo aquela realidade convencional, a qual ele sempre convivera e era habituado. A partir desse ponto ele, e nós juntamente começamos a descobrir que nem tudo que parece é. Uma caneta que magicamente vira espada, melhor amigo com dificuldades locomotivas é um sátiro e seu até então professor de Mitologia, Quíron é de fato pertencente a esta, como centauro. O padrasto que ele sempre detestou foi quem garantiu sua sobrevivência, por camuflar o cheiro atraente de semideus e sua dedicada mãe é "morta" por um Minotauro, o qual ele derrota ao tentar chegar ao Acampamento Meio - Sangue. Após ser reclamado como legítimo filho do Deus Poseidon, ele percebe os benefícios de finalmente se sentir de fato pertencente a algum lugar, ser capaz de manipular água e usufruir desta em uma luta e até para se curar. Porém, começa a carregar o peso de ser fruto de uma quebra de promessa entre os três grandes (Zeus, Poseidon e Hades), além da eminente profecia que se aproxima. É uma troca justa ? Não sei até hoje. Mais que ele conseguiu resolver todas as circunstâncias expostas, isso ele conseguiu! Ainda mais com a ajuda de Annabeth, filha de Atena; do sátiro Grover; e mesmo sendo movido por falsos interesses e intenções, é inquestionável o fato de Percy só saber manejar uma espada por conta de Luke, filho de Hermes.

Como tudo tem um motivo, além de Percy já ter idade suficiente para virar comida de monstros mitológicos, houve um furto e ele foi apontado como principal acusado, por isso sua entrada tão brusca nesse mundo até então fictício. Para evitar que seu nome fique manchado com o "poderoso chefão", ou melhor Zeus, que teve seu raio mestre roubado, e que os três grandes se matem por isso, destruindo o Olimpo durante a batalha; é que o filho de Poseidon assume uma missão junto com a filha de Atena e o sátiro citados anteriormente. Como já era de se esperar tudo acaba a salvo por enquanto. Afinal, ainda temos vários livros durante essa semana!


Desde então podemos perceber que os Deuses, em sua grande maioria, não buscam os seus respectivos filhos com afeto, cuidado e atenção, mas sim, os veem como peões, os quais podem ser facilmente usados para atingir seus mais egoístas desejos. Esse livro desencadeia também essa discussão em suas entrelinhas.

 O Ladrão de Raios
 Autor:Rick Riordan (Tio Rick)
 Editora: Intrinseca
 Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil
 Eu atribuo: ✰✰✰✰ - Bom
✓ Tem filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário