Páginas

14 março 2014

Semana Saga "Não sou esse tipo de garota" - Siobhan Vivian





~ Hey a todos meus leitores, mas em especial as leitoras, mulheres guerreiras e maravilhosas ~ 

BEM, A SEMANA SAGA DESSE MÊS SERÁ DEDICADA AS MULHERES! NÃO MULHERES PERSONAGENS, FICTÍCIAS, MAS AQUELAS QUE NOS ENCANTAM E APAIXONAM ATRAVÉS DAS PALAVRAS E TODA A SINFONIA HARMONIOSA QUE COM DESTREZA CONSEGUEM CONDUZIR DURANTE TODO O ENREDO DA HISTÓRIA. MULHERES ESCRITORAS. QUE TOCAM NOSSA ALMA COM LETRAS E QUE TRANSPARECEM EM CADA LINHA TODA A SENSIBILIDADE, SENSATEZ, DELICADEZA, ELEGÂNCIA E EMOÇÃO QUE SÓ ELA, SÓ A MULHER TEM. DITO ISSO, VAMOS A 7ª ESCRITORA E SUA OBRA:



“Eu sempre achei que soubesse que tipo de garota eu era, só que eu não sabia.”




Minha primeira referência desse livro foi durante uma conversa literária muito animada com uma amiga querida, Tammy; naquele momento em que as sinapses ficam frenéticas, as ideias pulsam, indo de encontro umas as outras e eis a revelação tão própria do "Puxa, como eu não pensei nisso antes?", porém convertida na não menos reveladora e instigante expressão: "Isa, tem um livro que é a sua cara!". Gelei. Todas as vezes que alguém diz isso eu paraliso, sério. Quer dizer que a visão que alguém tem de mim, sendo essa certa ou errada, boa ou ruim, está sendo transmitida por uma outra pessoa, que não me conhece e que possivelmente se inspirou em uma terceira pessoa para escrever. Ou seja, isso não quer dizer nada, além da simples questão: eu tenho medo da ideia alheia sobre mim. Entretanto, fiquei super empolgada para ler logo e tirar a prova dos 9, assim o fiz, pelo fato do livro ser bem fininho, consegui lê - lo em algumas horas. Horas essas que pareceram ser uma eternidade. Não porque a leitura é enfadonha ou monótona, mas sim porque (não é que Tammy estava certa!?) eu estava lendo um resumo da minha vida nos últimos anos. Não é fácil se olhar no espelho e enxergar só falhas, e durante a história, a personagem "minha cara" até tentando acertar, erra. E isso doeu. Doeu muito. Não era só a personagem. Eu também.




Sempre tem aquela personalidade literária com a qual nos identificamos, nas mais distintas e bizarras situações, mas você ha de convir que uma coisa é a protagonista de determinado livro ter a mesma cor favorita que você, outra extremamente diferente é dado personagem passar por suas crises existenciais tão frequentes, partilhar das mesmas metas futurísticas, dilemas pessoais, problemas em ser anti social, até o espírito 'leoa' de defender as amizades, a maneira de afastar as pessoas como mecanismo de defesa e a cobrança exacerbada por resultados, principalmente escolares. Pois é. Essa foi minha magnifica experiência transcendental lendo "Não sou esse tipo de garota". Só me restou chorar e chorar e chorar. Eu só senti decepção, inconformismo e total discordância com as atitudes que Natalie toma ao longo da história, mas caramba, eu faço a mesma coisa! 





Induzidos pela capa, assim como sinopse e até o título, visualizamos uma leitura repleta de 'mimimi', e besteirol adolescente - até o 3ª/4ª capítulo essa ideia persiste - mãããããs, a coisa muda de figura completamente. Focado no âmbito escolar, Natalie nos conta de uma forma leve, divertida e super sensata os desdobramentos de suas relações, seja com os pais, que no começo se mostra cheia de confiança, MAS ela acaba traindo isso no fim das contas; com as amizades, que no intuito de proteger, acaba sufocando e desencorajando, MAS ela não faz por mal; com um carinha, que é o "tipo certo de garoto errado", ela chama a atenção dele de alguma forma e se envolvem sem querer, sem vontade, sem conseguir parar e quando a ficha cai, já estão apaixonados, MAS não é isso que ela quer no momento, não é disso que ela precisa agora; e enquanto ao seu futuro, aos seus planos? E enquanto as suas verdades, agora não tão certas; as suas mentiras, agora tão condescendente... Realmente, a linha entre o certo e o errado foi distorcida.



Sabe o que é pior? Eu sou esse tipo de garota! Recomendo muito esse livro, cura até Ressaca Literária, sério, rsrsrsrs. Com esse EXTRA encerramos mais uma Semana Saga. Já estou ansiosa para a próxima, e vocês? Aguardem! 


Não sou esse tipo de garota
Autor: Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito - Jovem
Eu atribuo:✰✰✰









2 comentários:

  1. Aaaahhh!!! Como havia falado antes: que bom que acertei, rsrsrs... E no fim assim como a Natalie, você fez/fará grandes descobertas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Espero que sim... "O lado bom de fazer escolhas erradas é poder ter a chance de fazer algo melhor depois". Beijão ><

      Excluir