Páginas

10 março 2014

Semana Saga "A casa das orquídeas" - Lucinda Riley




~ Hey a todos meus leitores, mas em especial as leitoras, mulheres guerreiras e maravilhosas ~ 

BEM, A SEMANA SAGA DESSE MÊS SERÁ DEDICADA AS MULHERES! NÃO MULHERES PERSONAGENS, FICTÍCIAS, MAS AQUELAS QUE NOS ENCANTAM E APAIXONAM ATRAVÉS DAS PALAVRAS E TODA A SINFONIA HARMONIOSA QUE COM DESTREZA CONSEGUEM CONDUZIR DURANTE TODO O ENREDO DA HISTÓRIA. MULHERES ESCRITORAS. QUE TOCAM NOSSA ALMA COM LETRAS E QUE TRANSPARECEM EM CADA LINHA TODA A SENSIBILIDADE, SENSATEZ, DELICADEZA, ELEGÂNCIA E EMOÇÃO QUE SÓ ELA, SÓ A MULHER TEM. DITO ISSO, VAMOS A 3ª ESCRITORA E SUA OBRA:




"Em meio a dor e à felicidade da jornada que percorri nos últimos dois anos, eu aprendi a lição mais importante que a vida tem a oferecer e fico feliz por isso. Tudo o que temos é este instante."




Tenho que admitir, a principio , após ler a frase "Certa vez, houve um príncipe..." quase desisti do livro. Realmente, parece que eu estava prevendo em breve o aparecimento de fadas madrinhas, cavalos brancos e mimimi, mããããs, és que me surpreendo e a história fica mais e mais empolgante e encantadora.

O capa é muito linda. O título é em alto relevo, dando a impressão de que as cores mudam a depender da iluminação, sem contar na arte, a imagem da frente é de um jovem casal abraçados, e na parte de trás um casal idoso, ilustrando não só a passagem de tempo cronológico lógico para qualquer pessoa, mas dando uma significância especial para a obra. 
Alguns dos pontos que mais me chamaram atenção durante a leitura, foram as referências concisas de tempo e espaço. É narrada a história de 3 gerações da mesma família, logo, pode - se deduzir que tem muita coisa para ser revelada, além dos personagens marcantes que dão um toque real ao enredo. 



Grande parte do livro se passa na Inglaterra, fato que eu apreciei muito, mas precisamente no interior, Wharton Park (perfeição!).
Se passa na década de 40, no cenário pré e pós guerra, o que já é conteúdo e tanto para fazer uma história. Sinceramente, todas as vezes que pensava na 2ª Guerra Mundial, só me ocorria o nazismo, campos de concentração, e mortes injustificadas, mas deparei - me com o coração apertado com as transformações que ocorreram nas vidas dos envolvidos indiretamente. O absurdo do holocausto, quer queira, quer não, tira o enfoque de situações frívolas se comparadas, porém que tiveram resultados desastrosos. No livro, vários empregados dessa grande propriedade, Wharton Park sofre com o eminente desemprego devido as destruições dos campos, os proprietários igualmente, pelo declínio do lucro, casamentos adiados, vidas interrompidas, planos postergados, um verdadeiro fronte de batalha suicida. 



E o melhor estar por vir! Harry (protagonista da 2ª geração apresentada), um aristocrata que foi para guerra e sobreviveu, retorna aos poucos a sua vida normal, pós trauma e temos a honra de compartilhar com ele cada angústia e aflição que ele e outros companheiros passaram nas trincheiras. Olívia (coitada!), -  todas as vezes que o nome dela era mencionado no livro, eu exclamava isso. Ela teve a vida toda jogada fora, decepção atrás de decepção, acredito que nem a Júlia (protagonista do livro) sofreu tanto quanto ela. - representou a fase da apresentação a sociedade que toda menina/mulher passava na época. A elite e a busca por um casamento útil e agradável. Como Lucinda utiliza da técnica de flash back para contar 2 histórias paralelamente, o que tem um resultado ótimo, dadas partes é narrada por Elsie, avó de Júlia.
Claro que eu não poderia deixar de citar o personagem que me apaixonou perdidamente: Kit! Ele é simplesmente maravilhoso. Seu comportamento, suas ideias e virtudes são simplesmente a tradução exata do que eu espero de um homem e admiro, sem exageros, não é a toa que ele é um personagem fictício.



Faltando pouco para o final, já é possível deduzir como acabará, sendo assim essa parte não é tão surpreendente, mas em compensação, em absolutamente todas as partes anteriores é uma reviravolta alucinada! Desde morto que está vivo, até um forte candidato a homossexual que se revela um galanteador a ponto de já casado pedir outra mulher em casamento, as 2 grávidas. Enfim, esse livro é muito, muito, muito bom! Super recomendo. Vários mal entendidos, casos e acasos, traições, perdas, superação, amor, ódio, bondade, mentiras e uma pitada de história. Como não amar!? 

A casa das orquídeas
Autor: Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Eu atribuo:✰✰✰✰✰
♥ Favoritei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário