Páginas

12 março 2014

Semana Saga "As voltas do meu coração" - Fanny Abramovich






~ Hey a todos meus leitores, mas em especial as leitoras, mulheres guerreiras e maravilhosas ~ 

BEM, A SEMANA SAGA DESSE MÊS SERÁ DEDICADA AS MULHERES! NÃO MULHERES PERSONAGENS, FICTÍCIAS, MAS AQUELAS QUE NOS ENCANTAM E APAIXONAM ATRAVÉS DAS PALAVRAS E TODA A SINFONIA HARMONIOSA QUE COM DESTREZA CONSEGUEM CONDUZIR DURANTE TODO O ENREDO DA HISTÓRIA. MULHERES ESCRITORAS. QUE TOCAM NOSSA ALMA COM LETRAS E QUE TRANSPARECEM EM CADA LINHA TODA A SENSIBILIDADE, SENSATEZ, DELICADEZA, ELEGÂNCIA E EMOÇÃO QUE SÓ ELA, SÓ A MULHER TEM. DITO ISSO, VAMOS A 5ª ESCRITORA E SUA OBRA:



"Sem ter por quê. Mantendo as convenções e perdendo as convicções"


"Recordar é viver" é o lema desse livro. Depois de anos separadas por motivos maiores, duas amigas de adolescência se reencontram e claro, o passado rege o rumo da conversa.

Utilizando o recurso de flash back, Fanny Abramovich nos prende na história de Marília e Lia Mara. Especialmente da primeira, pois o foco é sobre suas aventuras e desilusões com a vida, com ela mesma, e com os amores. 



O interessante desse livro, é a maneira como a escritora, muito acertadamente conduz os acontecimentos, pois fica nítido o paralelo entre as mulheres em questão em tempos atrás e os reflexos das suas escolhas e experiências. Embarcamos numa verdadeira viagem no tempo junto ao enredo, nos envolvemos e nos sentimos íntimos dos personagens, - peguei - me dando conselhos a Marília em vários momentos! -  

Como o nome já nos conduz a pensar, basicamente as lembranças narradas são referentes a questões amorosas, porém nesse contexto os acontecimentos sociais e culturais também interferem, o que acrescenta muito a obra. Um dos romances de Marília não engata porque da repressão que o rapaz sofreu durante a Ditadura no Brasil, pois ele participava de um grupo resistente que explorava qualquer brecha da censura para delatar as atitudes infundadas e medonhas do Governo; um outro envolvimento acabou devido a divergências de ideologias.




Abordar sobre "As voltas do meu coração" é muito simples e leve por essas serem também características da escrita e pelo tema estar na zona de conforto: lembranças, aprendizados, mudanças e amadurecimento. 
Normalmente, essa não é o tipo de história pela qual me interesso e aprovo, mas especificamente nesse caso, a maneira de juntar o antes e o depois, os conflitos externos, as crises existenciais que todos passaram, ou vão passar um dia, me remete a minha própria vida e as anotações, detalhes e sensações que guardo para a posteridade - Amo essa palavra! POSTERIDADE -  Sendo assim, recomendo como uma reflexão e distração. Naquela tarde chuvosa, quando lhe resta o edredom e um  livro, é uma boa pedida.



As voltas do meu coração
Autor: Fanny Abramovich
Editora: Atual Editora
Edição: 8ª
Eu atribuo:✰✰✰


Nenhum comentário:

Postar um comentário