Páginas

19 junho 2014

Desafio Literário 2014/Junho #1





Toda Poesia - Paulo Leminski
✰✰✰✰ - Muito Bom
♥ - Favoritei! 


Mestre. Mestre.Mestre. Fazer a leitura desse livro foi, além de uma realização por ser meta há algum tempo, representou a consumação de uma paixão por poesia, como fã de Fernando Pessoa além de Álvares de Azevedo, e agora, Paulo Leminski. 


Ao longo do livro, em toda brecha tinha opiniões e louvores ao poeta, a ponto de me deixar insegura e sem mais o que expressar sobre o quão fantástico é esse conjunto. 
A leitura é super leve e prazerosa. Comecei e terminei hoje mesmo, bem rapidinho.

Os pontos altos, sem dúvida são: a objetividade da mensagem. Tudo que deve ser exposto é comedido e simples, tão simples quanto respirar e tão necessário quanto; os jogos com as palavras que enchem os olhos e a alma de um frescor inusitado e nos prende como se uma piscadela de distração significasse toda a desconstrução do semântico; meias palavras. Costumo aderir ao pensamento de minha maior inspiração feminina literária, Clarice Lispector, de que nada valem as meias palavras, que meias verdades não me conquistam, nem meios amores me bastam. Porém, pela primeira vez repenso esse postura em relação a poética de Leminski. É possível observar vários cortes e recortes e remendos em seus escritos e isso não tira a maestria e beleza de nenhum deles, muito pelo contrário, os tornam únicos; a necessidade de conhecimento prévio. Para alguns, penso que esse detalhe será um obstáculo, em cada canto somos apresentados a  intertextualidade, a contextualidade e interligação com outros escritores, compositores e poetas. Para a compreensão redonda e completa, é necessário ter no mínimo uma ideia do que se trata, mas nada que atenção e coerência não dê conta.

Recomendo essa obra para os já conquistados pela poesia, e também para os recém conhecedores dela. Embarque nesse mundo magnifico, onde, segundo o próprio Paulo Leminski, não é preciso saber os porquês, não é preciso ter um motivo. Afinal, é poesia. Toda Poesia!


"Este livro de poemas é uma maravilha, porque os poemas do Leminski são muito sintéticos, muito concisos, muito rápidos, muito inspirados. Ele é um sujeito gozado. É um personagem muito único, no panorama da curtição de literatura no Brasil. Eu acho um barato. Leminski tem um clima/mistura de concretismo com beatnik. Que é muito legal. “Verdura” é um sonho. É genial. É um haikai da formação cultural brasileira. Deve ser instigante para os poetas do Brasil o aparecimento desses novos poetas todos. Leminski é um dos mais incríveis que apareceram."
- Caetano Veloso





Um 'xero' baiano para o Sul, e em especial Curitiba! #ValorizarLiteraturaNacional






Clicando [aqui] vocês encontrarão trechos do livro que mais gostei na minha conta SKOOB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário