Páginas

29 abril 2014

Desafio Literário 2014/ Abril #1




~ Hey leitores, em especial leitores tributos! ~ 


Trilogia Jogos Vorazes

 Jogos Vorazes
 ✰✰✰✰ - Bom



Já tinha tido contato com o filme "Jogos Vorazes", há 2 anos atrás mais ou menos e só depois descobri que  era baseado no livro  que carrega o mesmo título. Hoje, tendo lido a trilogia, percebo que as filmagens não fazem parte da melhor adaptação possível, mas foi o que me arrancou lágrimas e me encantou parar ler todas as obras.

Minhas primeiras impressões foram boas, principalmente em relação ao ritmo da história. Porém, tenho que ressaltar, (fãs e/ou simpatizantes me perdoe) eu esperava mais, não do contexto, pois tive váááários spoilers, mas sim da nossa querida Suzanne Collins. A forma como ela carrega os fatos e nos transfere é bastante mastigado e por vezes um eterno monólogo ( eu sei que os livros se dão pela perspectiva de Katniss, narrativa em 1ª pessoa, e blá blá blá). E ainda sim, poderia ter o chamado para  que o leitor participasse dos acontecimentos. Sempre me senti anos luz distante, além do motivo óbvio, da ausência de  massacres como esse na minha vida/cidade/estado/pais, mas também pela maneira "esse é meu mundo", e não "observe o mundo em que vivemos". Pode parecer um detalhe ínfimo, ou inexistente para a maioria das pessoas que já leram esses livros, porém influenciou na minha avaliação como um todo (ia escrever tordo! rsrs). Emociona? Comove? Toca? Sim, sim e sim. Dá para acreditar que possa existir? Não. (Embora tenha sido uma analogia a outros "Jogos Vorazes"). É tudo muito surreal, ao mesmo tempo que eu me indignava com o absurdo da situação: Colher 2 jovens de cada Distrito, totalizando 24 jogadores, e os trancarem para matar e morrer, eu via uma verdadeira ficção cientifica, como se eu estivesse imaginando minha dor e solidariedade, frente ao lido, e não lendo declarações de uma sobrevivente, tanto da fome, das tristezas e desilusões da vida, quanto ao temido jogo propiciado pela Capital.

É isso, no 1º volume basicamente somos apresentados a realidade dos Distritos, cada qual com sua especialidade e contribuição, de acordo com a abundância em recursos naturais e a falta de escrúpulo da grade parte da população da Capital. Paralelo a isso, iniciasse o drama dos "amantes desafortunados", Katniss  e Peeta que, segundo o garoto que se declara em rede nacional, é apaixonado pela protagonista desde a infância, fato que é verídico e veio a calhar no momento mais importuno. Eles foram jogados numa arena onde só sai um vencedor, e "que a sorte esteja sempre a seu favor". Aliar - se para depois tentar um matar o outro, a jovem descarta sumariamente. Já dar a própria vida para que seu amor vença e volte para casa é a meta de Peeta (que me conquistou desde a 1ª aparição). Temos contato também com a história de vida do até então "projeto de Tordo", seus hábitos de caça com o melhor amigo e confidente Gale, sua relação conturbada com a mãe e o motivo pelo qual foi enviada a arena: o amor por Prim, ela se oferece como tributo, no lugar na irmãzinha.  

O que é mais nobre para alma: lançar - se na arena e ser (continuar sendo) mais uma pecinha descartável e manipulável dos Jogos Vorazes, ou desafiá - los fiando - se apenas no que é certo e em prol do humanismo? Os jogadores foram lançados, a sorte também. Não comer a sementinha venenosa pode ser uma salvação, mas também o passaporte para a morte. Que Shakespeare me perdoe pela audácia! KKK 





2 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah só isso que tenho a dizer! <3

    ResponderExcluir