Páginas

04 abril 2014

5 por 15 ... Ah, 10 anos atrás ...






Blogagem: Uma carta para meu eu de 10 anos atrás 
.Por Rotaroots 
Inspirado na TAG do site Hypeness  
Eu simplesmente sou  encantada com "viagens no tempo", reflexões e conexões ontem, agora e amanhã. Acredito ser extremamente fundamental para o desenvolvimento pessoal e inter pessoal. Então, quando tive contato com a proposta para o mês de março, gelei. De frente comigo mesma! E olha que legal, eu só tenho 15 anos, e a carta é para a Isa de 5 aninhos... Parece pouco tempo, e de fato é, mas muita coisa aconteceu, mudou, transformou e metamorfoseou durante esses 10 anos. Foi emocionante essa experiência, pois coincidentemente a partir dos 5 anos, se deram várias situações conturbadas, de superação, de crescimento e claro, que influenciaram meu "amadurecimento precoce" - como dizem -.

Hey Isa, 

Após uma breve conta, confirmei que você é minha destinatária. Justamente você, uma menina levada e dramática. Justamente no apogeu de tristezas até hoje por curar e ferimentos por estancar, - inclusive, ainda tenho a cicatriz da queda do balanço, e a da queimadura na barriga -  Talvez isso signifique uma mensagem, algo do tipo "já é hora de parar de encarrar o passado e com isso, parar de se esbarrar no presente". Mas é o futuro que lhe interessa, sempre foi. Continua sendo.

Lembro como se num futuro estivesse vendo um passado, reparando num "museu de grandes novidades", quando você, pequena exagerada, chegou em casa aos prantos, justificando tamanho desespero com uma frase infeliz, metódica e tão sua "Eu não sei de nada. Sou uma burra! Não entendo nada que a tia diz. Sou inútil!" Parabéns, essa foi sua 1ª crise existencial! Ah, a 1ª de várias... E essa maldita frase nunca ti largou. Nosso pai foi quem ouviu e lhe explicou a normalidade de sentir dificuldades na escola e a importância de não se abater por isso. Tempos depois, você continuará com essa ladainha, porém com a concepção que essa situação é ilusória. Culpa da cobrança exacerbada que você desenvolveu consigo mesma, desde esse episódio. Ser boa não é o suficiente, você precisa ser a melhor! Eu te entendo, não melhor que as outras pessoas, mas melhor do que si própria no dia anterior. Pena que as pessoas do seu convívio não entendem isso. Até hoje.

Estou me referindo a você, como outro ser, totalmente a parte de mim. Porque é. Estou irreconhecível, não fisicamente. A mesma cara! Mas algo, bem mais profundo que a fisionomia, bem mais definitivo que a simples mudança da cor favorita - que agora é azul -. Sabe essa sua ilusão de cavalo branco, príncipe encantado, mundo cor de rosa, mamãe e papai sempre por perto? Acabou. E na ruína desses sonhos, foram outros embora e o que restou foi a determinação de não deixar que mais outros escorreram pela eminente realidade, onde a placa do "impossível realizar" pisca a todo momento. 



Eu sei que você ama ler, mas vou enumerar apenas umas dicas que te ajudarão bastante nesse trajeto:


  1. Não cultive o arrependimento. Isso te salvará de muita dor de cabeça;
  2. No intervalo do dia 03/04/2011, não saia da sala. É sério. Evitará uma série de acontecimentos dolorosos, durante os 3 anos seguintes;
  3. Escute mais as pessoas. Você não detêm a verdade absoluta!
  4. Já passou da hora de uma dieta, hein!? Mas esse assunto é muito delicado para você, continua sendo. A má notícia é que você ficará compulsiva por emagrecer, passará por poucas e boas e ainda vão te julgar, por essa "neurose", invés de te ajudar. Em contrapartida, a boa notícia é que você vai perder vários quilos. E ainda não estará satisfeita!  
  5. Você nem vai entender essa expressão, mas eu preciso pontuar. Diga "foda - se" para as pessoas que não querem seu bem e te colocam abaixo do sub solo. "Antes só do que mal acompanhado!"
  6. Aprenda logo: Amigos de verdade você só conseguirá a partir da 8ª série. Não. Nem aquela sua 'melhor amiga' desde o maternal vai se mostrar 100% companheira;
  7. Você terá muitas decepções de onde menos espera, portanto, menos confiança e mais "olho vivo e faro fino";
  8. Ah, em 2005 quando tiver assistindo desinteressadamente ao jogo de futebol, levanta a cabeça, presta atenção, aumenta o volume e se prepara. Em poucos minutos você vai chorar de alegria ao ver um time ser campeão da libertadores, e desde então, ele será uma de suas grandes paixões na vida;
  9. Não desamine quando os 4 primeiros blogs não derem certo. Tente outra vez, que vai dar certo!
  10. Continue lendo muito, mais e sempre. Em breve você vai se apaixonar por escrever e essa bagagem literária será super útil;
  11.  É isso, o futuro lhe reserva muitas surpresas. Várias ruins, noites insones, sonhos despedaçados por circunstâncias que vai além do seu controle, despedidas forçadas, outras por livre e espontânea pressão e ainda por vontade, choros no momento infidos; e algumas boas, mudança de colégio, 2 vezes, encontro com pessoas maravilhosas e super enriquecedoras, destaque nos estudos, nerdices triplicadas, chatice também, e isso tudo é parte boa, não se preocupe. Sua "nova personalidade" de pé no chão, fria, sensata, sincera, comunicativa, e até paradoxal dadas vezes é muito melhor do que a que você apresenta nesse momento.
  12. Aaaaah, quase esqueci! Sorria, durma bastante, brinque, se divirta, pois no Ensino Médio, com contagem regressiva para ENEM, preparativos para faculdade, responsabilidade de uma vida adulta próxima, você não terá tempo de fazer nada disso com tanta frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário