Páginas

Livros

NOVIDADE! Todo mês irei abrir uma tag literária "Semana Saga" que durante 1 semana conterá livros referente a alguma temática específica. Para começar bem, tanto o ano, quanto a tag, selecionei " Percy Jackson e os Olimpianos " & "Herois do Olimpo".
“E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais, com os quais tivesse filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.”
Comecemos então pelo começo! O 1º livro da série é "Ladrão de Raios". Nele nos deparamos com o desencadeamento de uma sequência de aventuras olimpianas. Já é tão comum e até praxe atualmente essa frase "Vocês riem de mim porque eu sou diferente, e eu riu de vocês por serem todos iguais" que admito não saber ao certo se Percy é um menino comum para os padrões humanos ou não. Certo. Um garoto com família distorcida, dificuldade de concentração - Assim como o Leo aqui do blog. Leo, você é semideus !? - tanto quanto excluído não é difícil de achar em qualquer colégio por ai. O próprio Percy acreditava nisso, até que em um belo dia, visitando a Metropolitan Museum of Art, a Senhora Dodds se revela um monstro de verdade - pois monstro banal, ela já era - e ele é literalmente jogado num mundo paralelo aquela realidade convencional, a qual ele sempre convivera e era habituado. A partir desse ponto ele, e nós juntamente começamos a descobrir que nem tudo que parece é. Uma caneta que magicamente vira espada, melhor amigo com dificuldades locomotivas é um sátiro e seu até então professor de Mitologia, Quíron é de fato pertencente a esta, como centauro. O padrasto que ele sempre detestou foi quem garantiu sua sobrevivência, por camuflar o cheiro atraente de semideus e sua dedicada mãe é "morta" por um Minotauro, o qual ele derrota ao tentar chegar ao Acampamento Meio - Sangue. Após ser reclamado como legítimo filho do Deus Poseidon, ele percebe os benefícios de finalmente se sentir de fato pertencente a algum lugar, ser capaz de manipular água e usufruir desta em uma luta e até para se curar. Porém, começa a carregar o peso de ser fruto de uma quebra de promessa entre os três grandes (Zeus, Poseidon e Hades), além da eminente profecia que se aproxima. É uma troca justa ? Não sei até hoje. Mais que ele conseguiu resolver todas as circunstâncias expostas, isso ele conseguiu! Ainda mais com a ajuda de Annabeth, filha de Atena; do sátiro Grover; e mesmo sendo movido por falsos interesses e intenções, é inquestionável o fato de Percy só saber manejar uma espada por conta de Luke, filho de Hermes.

Como tudo tem um motivo, além de Percy já ter idade suficiente para virar comida de monstros mitológicos, houve um furto e ele foi apontado como principal acusado, por isso sua entrada tão brusca nesse mundo até então fictício. Para evitar que seu nome fique manchado com o "poderoso chefão", ou melhor Zeus, que teve seu raio mestre roubado, e que os três grandes se matem por isso, destruindo o Olimpo durante a batalha; é que o filho de Poseidon assume uma missão junto com a filha de Atena e o sátiro citados anteriormente. Como já era de se esperar tudo acaba a salvo por enquanto. Afinal, ainda temos vários livros durante essa semana!


Desde então podemos perceber que os Deuses, em sua grande maioria, não buscam os seus respectivos filhos com afeto, cuidado e atenção, mas sim, os veem como peões, os quais podem ser facilmente usados para atingir seus mais egoístas desejos. Esse livro desencadeia também essa discussão em suas entrelinhas.

 O Ladrão de Raios
 Autor:Rick Riordan (Tio Rick)
 Editora: Intrinseca
 Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil
 Eu atribuo: ✰✰✰✰ - Bom
✓ Tem filme!


"Meu pesadelo começou assim.

Eu estava numa rua deserta em alguma cidadezinha à beiramar, no meio da noite. Havia uma tempestade. O vento e a chuva açoitavam as palmeiras ao longo da calçada. Edifícios de estuque cor-de-rosa e amarelo se enfileiravam na rua, as janelas fechadas com tábuas. A um quarteirão dali, depois de uma carreira de hibiscos, o mar estava revolto."


Vamos ao 2º livo da série intitulado " O Mar de Monstros ", que quer dizer exatamente isso. O mar que está repleto de monstros, e por consequente, bastante turbulência. Local o qual, para os humanos, não seria nada a mais, nada a menos do que o famoso 'Triângulo das Bermudas'.

O livro parte de um ponto novo, grande e de apenas um olho; quando Percy encontra Tyson(ciclope) e pouco tempo depois descobre que são irmãos - Poseidon + Ninfa = Ciclope -. Na volta ao acampamento, Percy recebe uma visita bem inesperada de Luke Castellan, filho de Hermes que foi tido como vilão desde o 1º livro "Ladrão de Raios", e afinal, foi ele quem o roubou o raio mestre de Zeus. Paralelo a isso, com a entrada de uma criatura que não foi convidada no Acampamento Meio - Sangue, começa as especulações sobre como a barreira poderia ter sido quebrada. Chegaram a conclusão de que a Árvore Thalia tinha sido misteriosamente envenenada e a única maneira de salvá - la e logo, restituir a segurança no Acampamento, seria elaborar uma missão em busca do Velocino de Ouro (Capaz de curar qualquer coisa). E assim foi feito. Missão designada a Clarisse, filha de Ares. Porém algo dizia a Percy que a profecia pedia que deveria ser ele a buscar o Velocino de Ouro, sendo assim, ele dividiu essa suspeita com Tyson e Annabeth, que concordaram - depois de certa relutância, pois além de ser uma missão altamente perigosa, eles estariam agindo ilicitamente-, e partiram em mais essa aventura.

Nesse intervalo, até chagarem de fato ao "X" do mapa pirata, é esclarecido aos leitores algumas informações sobre o que Luke estava planejando e suas motivações, além de mais detalhes sobre a profecia do "Último Olimpiano".

No caminho, o trio : Percy, Tyson e Annabeth encontraram o navio em que Luke comandava a tribulação de semideuses revoltosos, que também estavam querendo o Velocino de Ouro para reintegrar Cronos (digamos que ele seja uma espécie de avó dos semideuses; sem contar no até então inédito episódio de que ele comia seus filhos, até que os Zeus, Poseidon e Hades lutaram com ele, e Zeus o fatiou - literalmente-). Na tentativa fracassada de espionar o navio e descobrir mais sobre o plano doentio e incoerente de Luke, eles foram capturados e presos, até que conseguem escapar e partem de onde pararam na missão. Após outro acidente de percurso, eles encontram Clarisse em maus bocados. Juntos, os semideuses saem da emboscada e estão mais perto que nunca do objetivo.

E enquanto a Grover - coitado - estava bastante ocupado com os preparativos do seu casamento com um ciclope, detalhe, ele era a noiva!Finalmente encontram o Velocino, libertam Grover, voltam ao Acampamento Meio - Sangue e restituem a paz, por enquanto.


O Mar de Monstros
Autor: Rick Riordan (Tio Rick)
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil
Eu atribuo: ✰✰✰✰ - Bom
✓ Tem filme!






— Vocês têm certeza de que não querem que eu espere? — perguntou minha mãe.

— Não, obrigado, mãe — respondi. — Não sei quanto tempo vai levar. Vamos ficar bem.

— Mas como é que vocês vão voltar? Estou preocupada, Percy.

Torci para não ficar vermelho. Já era bastante ruim depender de minha mãe para me levar até minhas batalhas.

— Está tudo bem, sra. Jackson. — Annabeth sorriu, tranquilizadora. Seus cabelos louros estavam enfiados debaixo de um gorro de esqui e os olhos cinzentos tinham a mesma cor do oceano. — Vamos mantê-lo longe de encrencas



Retomando de onde paramos, o 3º livro da série é "A Maldição do Titã". Recapitulando: Percy Jackson, filho do Deus Poseidon, que não deveria nem existir de acordo com o juramento entre os Três Grandes, se vê no Acampamento Meio - Sangue e segui para sua 1ª missão, na qual, teve que provar sua inocência devolvendo o raio mestre de Zeus; num segundo momento, onde partiu em sua 2ª missão, teve que achar o Velocino de Ouro para que as barreiras de proteção do Acampamento continuassem erguidas. Até ai seu "time" é composto pela semi deusa filha de Atena, Annabeth; Tyson, seu meio irmão ciclope e Grover, sátiro e melhor amigo. Todas essas informações são cruciais, pois permitirão o completo entendimento desse livro.

Todas as descobertas feitas desde "O ladrão de Raios" até "O mar de monstros", serve com combustível, já que tudo que foi feito até agora terá como justificativa o desejo dos Titãs de tomar o poder do Olimpo, desejo o qual, só se manisfesta inteiramente em "A Maldição do Titã", digamos que a bomba explode e todo o paradigma de profecia finalmente fica claro. E Percy, se depara mais uma vez na postura de fazer uma escolha importante. Prova disso é o notável amadurecimento dele em frente as situações, o que o fez ter consciência do que esperam dele, mas felizmente ou infelizmente, o garoto não ficou menos strike>idiota.

O interessante desse livro é que mesmo em uma situação super perigosa, que engloba perdas, riscos, mortes,vingança e redenção;o autor, até pelo fato de as obras serem voltadas para o público infanto - juvenil, consegui amenizar esses aspectos, sempre reforçando as lições, como: "importância da união" "o bem subjuga o mal" "justiça tarda, mas não falha" que serve tanto para acalmar os leitores, de que dará tudo certo, quanto para acalmar o próprio Percy que está morrendo de medo de tomar a decisão errada e ser a perdição do mundo.

Nesse 3º livro também conhecemos gente nova: Thalia Grace, filha de Zeus (também conhecida como árvore, aquela que foi envenenada e precisava do Velocino para ser salva. O seu próprio pai a colocou no reino vegetal para protegê - la, no fim das contas), Deusa Artémis (caça), Zöe (braço direito de Artémis) e todas as caçadoras (seguidoras de Artémis, exclusivamente garotas que basicamente, decidem manter - se donzelas e embrenhar - se mata a dentro), ah, o irmão gêmeo da Deus da caça também dá as caras, o querido e quente Apolo! E como diria Thalia, "ele é realmente quente". Percy responderia "Claro, é o Deus do Sol", e a garota refutaria "Não é esse tipo de quente".

O ponto alto do livro é que surgem outros "herois" no caminho, ou seja, todos os semi deuses que participaram da batalha contra os Titãs tiveram seu momento de glória ao derrotar algum monstro, embora, como sempre Percy e Annabeth foram ao Olimpo receber as "saudações" e os parabéns, pois afinal, tiveram mais uma missão concluída com êxito. Amanhã continuaremos com " A batalha do labirinto".




A Maldição do Titã
Autor: Rick Riordan (Tio Rick)
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil
Eu atribuo: ✰✰✰✰ - Bom




Descerás na escuridão do labirinto infinito,

O morto, o traidor e o perdido reerguidos.

Ascenderás ou cairás pelas mãos do rei espectral,

Da criança de Atena, a defesa final.

A destruição virá quando o último suspiro do herói acontecer,

E perderás um amor pra algo pior que morrer.


Nesse 4ª livro, "A Batalha do Labirinto" fica nítido o quando Percy tenta ser um garoto "normal", e o quanto sua mãe Sally deseja que ele consiga. Nunca foi cogitado abandonar as obrigações de semideus, mas a coexistência entre Percy e Perseu seria ótimo, tanto para o boletim, quanto para o psicológico dele.

O livro começa em mais uma visita ao colégio, crentes de que dessa vez daria certo. Mas como todos sabem, Percy acaba achando um jeito de desmoronar alguma parte. Não seria diferente nessa situação, logo essa em que ele luta dentro de uma sala de música contra o podemos chamar de vampiras mitológicas, com a ajuda de Rachel Elizabeth Dare(humana que misteriosamente consegui enxergar através da névoa). Em meio a essa turbulência, o garoto volta ao Acampamento Meio - Sangue; a ficha cai de que Cronos está mais perto de atacar do que nunca, e seu melhor amigo Grover corre grande risco de perder o "passe" de buscador de Pã (natureza). A única maneira de resolver isso tudo seria entrar no Labirinto de Dédalo, exatamente onde fica o Minotauro (que não é o lutador brasileiro, porém é ainda mais forte)e o Fio da Ariadne. Bem, era o único jeito. Não o mais fácil. E dessa vez a missão é de Annabeth, o que tecnicamente não fez muita diferença, já que a filha de Atena escalou a mesma equipe de sempre: Percy, Grover e Tyson para acompanhá-la.

Ao longo do enredo encaramos muitas partes de ação, mistério e emoção, o que não é novidade nessa série, mas nesse livro está realmente ao extremo. Além de descobrirmos mais sobre a Deusa Hera e alguns Deuses menores. Obviamente, a história de Dédalo, Hefesto e Ícaro.


A Batalha do Labirinto
Autor: Rick Riordan (Tio Rick)
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil
Eu atribuo: ✰✰✰✰ - Bom






"Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,
Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar."

A impressão que tenho é que nesse 5º livro da série e último "Percy Jackson e os Olimpianos", "O Último Olimpiano" é onde ha o verdadeiro conflito entre: destino X escolhas.

Luke, filho de Hermes e vilã desde "O Ladrão de Raios" encorpora de fato Cronos, literalmente. A caminho do Monte Olimpo em Nova York (por incrível que pareça !) e nesse meio tempo, Finalmente os deuses põe a mão na massa lutando diretamente com o titã Tifão, já Poseidon está tendo sua guerra particular em seu reino, ou seja, no mar contra os espíritos dos oceanos. Tyson, seu filho com uma ninfa foi ajudá - lo nesse embate. E ironicamente, justo quando os Deuses tomam a frente e vão se defender, sem precisar para aquela situação de seus filhos como peões, tudo não passa de uma estratégia de Cronos. Distraí-los para ganhar tempo.

Sendo assim, grande parte do livro é narrando essas lutas e seus desdobramentos, o que não é de todo ruim já que a dinâmica não se perde. O restante é o quanto Percy e Annabeth estão se aproximando de serem um casal propriamente dito, o que nos propõe algumas partes de "dou minha vida por você" "meu heroi" e outras coisitas más.

Mesmo com todo o sufoco que estava passando, Poseidon ficou mais "humano" em relação a laços e demonstração de orgulho e atenção para com Percy, também pudera, né ? O garoto se mostrou um vero heroi em Nova York, o minimo que merece é que o pai se interesse mais por ele, na medida do possível para um Deus.

É claro que Percy ficou super assustado com a profecia(que está mais acima), mas no fim tudo acabou dando certo e as peças foram se encaixando, exceto em relação a uma outra profecia citada ainda nesse livro. Porém sobre ela nós conversaremos amanhã com "O Heroi Perdido". Onde na minha humilde opinião a série fica extremamente melhor.


O Último Olimpiano
Autor: Rick Riordan (Tio Rick)
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil
Eu atribuo: ✰✰✰✰ - Bom







"Sete meio-sangues responderão ao chamado
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado
Um juramento a manter com um alento final
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal."

Essa é a mais importante profecia da história. A definição de tudo, o que encerará os livros mitológicos greco-romano (será!?)e também, o "mistério" que rege e dá as cartas na coleção "Herois do Olimpo", que óbvio estréia em "O Heroi Perdido", livro o qual descreverei hoje. Primeiramente, gostaria de pedir desculpas caso alguém tenha ficado incomodado com a síntese descritiva dos anteriores 5 livros que dizem respeito a série "Percy Jackson e os Olimpianos", acontece que eu fiz essas leituras há pouco menos de exato 1 ano. Já a partir de hoje, garanto ser bem mais detalhista por estar mais recente as informações na cuca. Sem mais, delongas vamos a um dos meus top favoritos dentro da série.

Os títulos agora são bem menos floreados,se já eram bem diretos antes, está quase com legenda. Logo, podemos deduzir que algum heroi se perdeu. Percy? Nãããm! Este livro retrata Jason Grace/Jasão, filho do poderoso chefão Júpiter, também tido como o suposto heroi perdido.
Na bagagem ainda temos a honra de conhecer a história da encantadora Piper McLean - literalmente encantadora -, como vera filha se Afrodite; o "maioral" KK Leo Valvez, filho de Hefesto. Garanto que Narciso não é páreo para ele; e o "treinador" Gleeson Hedge, que por sua vez sendo sátiro, foi incumbido de proteger os três semideuses citados anteriormente.

Detalhes: Rick mudou um pouco a maneira de abordar as visões ao longo do enredo. O que antes era monopolizado apenas por Percy Jackson, ganhou rumos bem mais democráticos, e cá entre nós, bem melhor de ler. Embora eu acredite que poderia ter ficado perfeito se tivesse uma divisão justa na sequencia de aparições. Ou seja, capa personagem principal tem seus 3 a 4 capítulos de fama como narrador da determinada situação presente.

Dito isso, o livro começa com a narração de Jason que está absolutamente "boiando" na realidade que lhe é apresentada. O garoto tecnicamente não conhece ninguém a sua volta e em sua cabeça turbilhões de perguntas surgem por segundo e na ânsia de encontrar respostas fica ainda mais confuso. De repente toma consciência de que ao seu lado estão Piper (sua namorada) e Leo (seu melhor amigo) que conversam normal e casualmente com ele, como conhecidos há anos. O que claro, despertou ainda mais perguntas no garoto. Aos poucos foi percebendo a ordem das coisas. Eles estavam num ônibus escolar a caminho de uma excursão. Mas que colégio? Que excursão? Quem são esses dois mesmo? E eu ... Quem sou eu? Pra melhorar ainda mais a situação, assim que chegam ao cânion os três sofrem um ataque. Nesse momento Jason poderia ter tido sua memória roubada, mas o instinto de luta e defensor falaram mais alto. Diria até que falou tão alto a ponto do garoto pular de uma ponte e voar! Depois do perigo eminente derrotado, e todos seguros, Annabeth encontra com eles, certa de que Percy estaria lá. Como sabemos ela se enganou, mas esse sumiço de Percy é assunto para amanhã. Voltemos então aos fatos de Jason, Piper, Leo, Hedge e a recente chegada de Annabeth que os leva para o Acampamento Meio - Sangue. Poderia ser a solução de todos os problemas: tinham um lar para chamar de seu, estavam em segurança, tinham uns aos outros. Mããããs alguma coisa piscava na cabeça de Jason "esse não é meu lugar" "essa não é minha casa" "não me encaixo aqui". E claro, o que sobrou de sua camisa roxa deixou pairar pelo menos uma pontinha de desconfiança. Assim como sua arma, suas atitudes e sua tatuagem. Ele era tão... Romano! [Aê, finalmente Roma sendo representada] Quíron e Annabeth já perceberam esses detalhes, mas seria possível que existisse outro acampamento como aquele, porém romano?

E enquanto não tinham resposta para isso, Hera aparecia nos sonhos de Jason. Leo fora recebido muito bem pelos outros filhos de Hefesto, e logo mostrou suas habilidades tremendas, sorte que Piper não teve, já que precisou demonstrar de várias formas que não era mais uma filha fútil de Afrodite e finalmente conseguir destaque tanto no Acampamento quanto no seu próprio chalé. Sem contar sua relação, ou projeto de relação com Jason. Aos poucos foram chegando a conclusão que eles faziam parte de um esquema bem complexo armado por Hera com finalidade até então desconhecida. Parte do plano seria apagar todas as lembranças de Jason, jogá - lo aos gregos, e incutir no coitado uma "ideia de memória", dentro disso estava os momentos de declarações e romantismo com Piper e as histórias de alegria e amizade divididas com Leo. Fatores que os fizeram questionar os sentimentos que nutriam um pelo outro. Fato irrelevante, já que realmente eles eram um trio de verdade, super unidos e cada qual tinha a mesma função que imaginavam.

O clímax, sim senhoras e senhores mesmo com TUDO isso, ainda tem mais! O ponto alto é a missão que esse três tem que enfrentar: salvar nada mais, nada menos que a senhora do Olimpo, Hera e descobrir o que tanto acontece na "Terra". Hera que por sinal é a vó de Leo e madrasta de Jason, e tipo sogra de Piper no caso, tudo em família! Outro aspecto importantíssimo; alguém reparou no sobrenome de Jason ? Grace. Ele lhe é familiar? Exato! Jason e Thalia Grace, primeiro e único casal de irmãos de fato por parte de mãe e pai ora Júpiter, ora Zeus, respectivamente.

Amei, amei o livro. Me julguem, mas eu não senti falta de Percy e até hoje sou super tiete do Jason. Com minha preferência explícita, resta dizer que a história é ótima, só melhora e a profecia promete! Até amanhã (:

Ah, só mais uma coisa. Eu acho super maluco isso, me acompanhe: Hera é mãe de Hefesto, logo é vó legítima de Leo. Ela é casada com Zeus, que é pai de Jason. Jason namora Piper que é filha de Afrodite que é "casada" com Hefesto. Frank (que vamos conhecer amanhã) é filho de Ares. E como todos os leitores dessa série sabem que Afrodite tem um caso com Ares. Isso é tri loco. E o que me deixa mais frustada é que ninguém faz essas relações nos livros. Poxa, Rick!





O Herói Perdido - Col. Os Heróis do Olimpo -
Autor: Rick Riordan (Tio Rick)
Editora: Intrinseca
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil
Eu atribuo: ✰✰✰✰ - Bom






" A hora da estrela " - Clarice Lispector


Meu parecer --> Minha recente aquisição e recente leitura. É o 2º livro da Clarice que tenho contato, mas o 1º que li de fato. E a obra resumida em uma palavra é: desconcertante. Não é do meu feitio abaixar a cabeça e aceitar tudo que me impõe, ou mesmo não fazer planos e não ter ideia do que fazer da vida, mas com a protagonista Macabéa, extremamente magra, sem sorte alguma e com uma vida desmoronando que ainda tem coragem de sorrir, falar que é feliz - afinal nunca soube o que é felicidade - e achar prazer na vida, mesmo que essa lhe seja dura. Clarice confundi, escancara o quanto falhos e vis nós, seres humanos somos. A todo momento eu pensava "Macabéa, quando você vai reagir ? Grite, berre, se imponha mulher!" E nada. Ela continuava pacata, ouvindo a rádio relógio, passando raramente e erroneamente batom vermelho e aquentando viver. Depois eu refleti sobre quem estaria certa, ela no seu eterno conformismo, ou eu com minha eterna revolta. Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Mas como toda obra tem seus pontos negativos, com minha escritora favorita não seria diferente. O livro é ótimo, sem dúvidas, mas eu esperava mais, esperava perder o sono de tão imersa na história, porém nada disso aconteceu. E a metalinguagem na minha humilde e falha opinião não contribuiu em nada positivamente, embora algumas poucas partes tenha seja relevante, mas talvez devesse ter sido colocada de outra forma. Em linhas gerais é um belo livro, do qual não me arrependi um estante de ter comprado e é o 1º de todos que ainda terei da Clarice Lispector - meu sonho -. Podem ler sem medo de ser feliz !



 
Sinopse --> "A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano." 
  Créditos

"O lado bom da vida" - Matthew Quick


Meu parecer --> Eu costumo não me render ao otimismo, permanecendo sempre no realismo, com pé no chão. Creio que "finais felizes" de fato não existam, porque se formos levar ao pé da letra, o "final" é a morte. Então como a morte poderá ser um final feliz? Mas o fato é que o livro não transmite necessariamente essa ideia, mas sim que existe sempre um fundamento para o sofrimento, existe um porque para as coisas estarem dando errado, e existe principalmente aquela luzinha no fim do túnel que te dá vontade de recomeçar. Pat baseou sua vida, sua felicidade em Nikki, o que foi determinantemente errado, porque só alcançaremos a nossa felicidade a partir de nós mesmos,e não por outra pessoa. Às vezes pensamos que nosso lado bom da vida pode ser em ganhar na loteria, ou fazer aquela viagem tão sonhada para a Europa, mas na verdade, Matthew Quick mostra que talvez o lado bom da vida só apareça depois dos créditos, depois de todo o clímax do filme e o público pense que acabou. Talvez o lado bom da vida seja aquele diferente de tudo que imaginávamos como "perfeito" e seja simples, clichê, porém verdadeiro. Como Tiffany! "Foda - se Nikki!"




Sinopse --> "Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança."

"A Moreninha" - Joaquim Manuel de Macedo


Sinopse --> "Como se manter fiel ao juramento de amor feito no passado, diante de uma nova e ardorosa paixão? É o que se pergunta Augusto ao conhecer Carolina, a Moreninha. Esta divertida história de amor retrata com perspicácia a sociedade do Rio de Janeiro do Segundo Reinado."   Créditos




Meu parecer --> Lembrei dessa obra hoje porque logo pela manhã assisti ao filme, que leva o mesmo nome. Literatura nacional, clássico. Sempre fico com um pé atrás. Parece que gostar ou não de clássicos será determinante para que te julguem com um bom gosto literário, ou não. E isso é terrível ! Admito que em posse e minhas escolhas e opiniões não teria lido a esse livro, pois a sinopse não chamou minha atenção, e ele é muito fino, mas como foi requerido pelo o colégio e eu costumo não julgar o livro pela capa, ou gênero, achei que valeria a pena me esforçar e ler. E valeu ! Mais pelo contexto histórico: reinado, divisão de classes, boemia dos jovens cariocas, acertos casamenteiros das moças, finalzinho da escrevidão e toda uma visão de recato, diferentemente da que temos hoje, que me fizeram realmente gostar desse livro. A linguagem, claro, bem formal e cheia de "senhorita", "senhor", "sinhá", "se me permite a honra dessa contra dança" KKKK, e por ai vai. E outra, logo quando li, não senti que a história foi prazerosa, mas depois de um tempinho, captei a ideia do Joaquim Manuel e elogiei bastante.



 "O Lugar de uma mulher" - Barbara Delinsky


 Sinopse --> Claire Raphael é uma autêntica mulher dos anos noventa. Foi a companheira perfeita enquanto o marido Dennis progredia em sua carreira, a mãe ideal para os filhos. Conseguiu tudo isso enquanto aprimorava seu hobby de móveis de vime na WickerWise, empresa próspera que se tornou uma rede nacional de lojas de franquia. Uma noite, ao chegar em casa após uma extenuante viagem de negócios, Claire recebe a intimação de um processo de divórcio pelo abandono dos filhos e de Denis... que quer ficar com a custódia das crianças. Seu mundo fica despedaçado. Claire se empenha em compreender como tudo isso pode ter acontecido. Contrata uma advogada experiente, especializada em divórcio, mas até mesmo ela admite que Dennis tem grande possibilidade de sair vitorioso da batalha judicial. Pressionada por um marido vingativo e um tribunal crítico, Claire está prestes a ser punida por fazer tudo e ter sucesso. Ela recorre a seu antigo amigo e associado na empresa, Brody Parth. E encontra nele a compreensão e a ternura que desapareceram de seu casamento, assim como a força de que precisa para lutar por seus filhos e sua dignidade. "O Lugar de Uma Mulher" é o romance mais poderoso e provocante que Bárbara Delinsky já escreveu.

  Créditos


Meu parecer --> A vida nos surpreende de várias formas, por 'ns' vezes. Não foi diferente com Claire, a guerreira e protagonista desse livro. Ela passa por poucas e ruins boas com seu marido Denis. O que a faz rever, juntamente com o leitor (a) "Qual é o lugar de uma mulher ?" Agora, pensemos nesse perspectiva em plenos anos 90. É ... Certamente na cozinha, cuidado dos filhos e sendo uma esposa exemplar e fiel. E acredite, ela era. Mas não foi o suficiente, nunca é. Então ela se depara em meio a um divórcio turbulento, filhos e a descoberta de um novo amor, não tão novo. Pra quem me conhece deve estar achando super anormal eu ter lido romance, o que definitivamente não faz meu gênero, mas esse livro é uma exceção, pelo fato de a história não girar em torno do amor em si, mas entre o que a mulher é, e o que esperavam dela. E como qualquer outra pessoa merece uma chance de ser feliz, mesmo que para isso tenha que passar por cima de tabus e feridas sociais. Ah, e desde quando eu li, uma frase me marcou, não sei porque ao certo, talvez pelo fato dela delimitar o clímax do enredo " - Eu estava cega esse tempo todo ?" " - Não. Estava casada." Parece bem bobinha, mas quem lê, entenderá !



Tempo de Matar - John Grisham

Sinopse --> "Pena de morte. Até que ponto se é contra? Até que ponto se é a favor? Se dois drogados estupram, torturam e tentam matar uma menina de 10 anos, qual a pena que deveriam ter? E se um pai, chocado com todas estas barbaridades cometidas contra a filha, resolve fazer justiça com as próprias mãos, o que ele merece? Pelas leis do Mississípi, Estados Unidos, 20 anos de prisão para os primeiros e a cadeira elétrica para o segundo. Tentando reverter este paradoxo legal, o advogado Jack Brigance enfrenta mais um problema para defender seu cliente, Carl Hailey, preso depois de matar os dois estupradores: o racismo. A opinião pública fica dividida entre os que apoiam a atitude de Hailey e os que não admitem que um negro acabe com um branco. A Ku-klux-klan resolve comprar a briga. Os jurados e o juiz são ameaçados. O advogado de defesa tem sua casa incendiada, o marido de sua secretária é espancado e morre, sua estagiária sofre um atentado e seu segurança fica paralítico por causa de um tiro destinado a ele. E, pior, todos dizem que a causa é perdida." 
  Créditos


Meu parecer --> Curiosidade. Aflição. Indignação. Revolta. Susto. Medo. Compaixão. Pena. Alivio.Satisfação. Basicamente é minha opinião sobre esse livro, nessa sequência. Durante a leitura, a pessoa é jogada com força total em um caso jurídico, num embate histórico, em questões socioeconômicas, debates moralistas e principalmente, embarcamos a fundo na história de uma família e os desdobramentos na sociedade. Li em um dia essa obra MARAVILHOSA. O narrador é o advogado do caso, Jake Brigance, e isso não interfere em nenhum momento no decorrer da história, pois por incrível que pareça, ele transparece os outros personagens, tanto quanto decisivos. No 1º momento, logo no prólogo o leitor (a) já senti o nível do que estar por vir. O autor provoca a cada momento os extremos das nossas reações, o que deixa o livro ainda mais interessante, pois nos deparamos com uma situação que infelizmente acontece no nosso cotidiano, que é cenário para os telejornais mundiais. Além de retomar o K.K.K. estadunidense, que para quem gosta de história, assim como eu, é um acréscimo e tanto. Poderia discorrer elogios a essa obra, mas vou esperar que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.


 O Mundo de Sofia - Jostein Gaarder

Sinopse --> "Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante enredo que toma um rumo muito surpreendente."

Meu parecer --> Sabe aqueles livros que dá vontade imensa de ler desde o 1º momento ? Pois bem, assim foi "O Mundo de Sofia" pra mim. Um verdadeiro misto de alguns temas que aprecio: história, filosofia e arte. O que gerou uma expectativa a parte. O tamanho não assusta, porque realmente vale a pena, cada página lida, o enriquecimento como pessoa e como leitor (a) é gratificante e notável. Sem contar nas frases que introduzem cada capítulo, sintetizando as ideias da figura a ser tratada pelo mesmo. Desculpem levar para esse caminho, mas é praticamente impossível não destacar: assim como eu, Sofia é geminiana e isso fica extremamente explícito no livro. Em cada questionamento, cada curiosidade e na sagacidade de simplesmente querer aprender, querer descobrir. O legal, é que o autor Jostein Gaarder conseguiu não tornar a história monótona embora eu preferisse. E o final super surpreendente. Ler "O Mundo de Sofia" é se questionar, é questionar seu próprio mundo, é ficar preso ao livro e aos personagens e só no final, com a angústia é que notamos o qual apegados ficamos com eles e suas personalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário