Páginas

07 janeiro 2018

Resenha - "Laços de Família"


                                                                            ~ Hey ~

O livro da vez é uma das meta de leitura para o DLL 2018 (Desafio Literário Livreando), referente ao tópico de "Autor Favorito". Não é novidade por aqui minha admiração pela dama da literatura brasileira.

Resultado de imagem para livro laços de familia

"Laços de Família", Clarice Lispector 
★★★★

Ler Clarice é sempre um balsamo! Que livro! Fisicamente é leve e curto, mas como pesa e é denso. Precisa-se enxergar as entrelinhas, todas as linhas e detalha-las. Quanto cabe de vida e sensibilidade em poucas palavras da mestre que admitidamente venero e debruço-me com prazer a cada obra.

Toda a coletânea é encantadora, porém alguns contos destacaram-se dos outros a medida que me tocaram. Inclusive, acho que cabe uma crítica individual a cada um deles, porque esmiúça-los, como merecem e como vocês merecem, tornaria excessivamente extensa esta resenha.


A família do artista por Pierre-Auguste Renoir
"A Família do Artista" - Renoir 

São ao todo 13 contos abastecidos da subjetividade e psicanálise características da autora. É preciso atentar-se aos simbolismos (ou seriam modernismos) que surgem ao longo dos textos, pois sabiamente, lá não estariam se não conotasse relevante teor ao relato. Não a leia que ingenuidades. É presumidamente ingênuo.

O cotidiano, o mecanismo das ações tão corriqueiras e automaticamente conhecidas é cenário para o desenrolar da maioria dos personagens apresentados. Ora a inconformidade desta posição programática, ora o despertar para a vida que existe além, ora a fidelização ao costume.
Horas outras, aparecem personagens tomando consciência de si, outros que nem sabem que deverás existem e há ainda os que querem vir a existir.



Giovanni Battista Torriglia

Somos jogados a um mar de vidas e ocasiões. Conhecemos cada um deles num dia singular, num dia espetacularmente inabitual. “Laços de Família” é um compilado de história cujo seio familiar seja direta ou indiretamente é mencionado de modo a ser o grande chamariz ao desenrolá-las. A ligação primeira e mais profunda que desenvolvemos ao longo da vida e pela vida. As pessoas com as quais partilhamos genes, traços e laços dão e deixam no que tange a conteúdos a serem explorados. Ainda mais, tendo a imaginação, tato e coração de Lispector.

Ri, me emocionei, refleti, me identifiquei... Li Clarice.



2 comentários:

  1. Amo esse livro! Clarice é muito fácil de se identificar.
    Adorei o blog.
    Bjim!

    ResponderExcluir